quinta-feira, 7 de março de 2013

O Messias é a reencarnação do rei David - Volta o Debate P. IIb



Manuel Magalhães
Eliezer Abensur todos os judeus acreditam que será David?
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Eliezer Abensur
Sim, no meio Haredi é assim
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Manuel Magalhães
E os outros, Eliezer Abensur? Uma espécie de: "O HaShem impede-nos de alguma vez confundirmos o ronrom dos nossos hábitos mentais com a sua verdade. Henri de Lubac (1896-1991)"
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Eliezer Abensur
Em 1850 surgiu um filósofo, Moses Mendelssohn, ele apregoava a assimilação. Não conseguindo fazer isso com a comunidade ele se tornou batista no fim da vida. Mas os seguidores dele espalharam crenças falsas dentro do judaísmo, e hoje essas crenças andam por aí.
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Manuel Magalhães
Espero que não seja este tipo de haredi.
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Manuel Magalhães
Este é perigoso.
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Eliezer Abensur
Esses aí são pecadores, pessoas assim ocorrem em qualquer religião
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Manuel Magalhães
Dai o » "O HaShem impede-nos de alguma vez confundirmos o ronrom dos nossos hábitos mentais com a sua verdade. Henri de Lubac (1896-1991)"
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Manuel Magalhães
Rabbi Chaim Halpern, the scion of one of the more influential Haredi families in the country, the rabbi of a community in Golders Green and formerly a Dayan (rabbinical judge) of the Union of Orthodox Hebrew Congregations, which is the main ultra-Orthodox establishment in Britain, has been pressured into resigning from his religious positions and a special ad-hoc rabbinical court has been convened to hear the allegations against him.

The three other men arrested are believed to be well-known figures in the local community who are suspected of helping Halpern to "pervert justice" by pressuring some of the women not to complain.
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Manuel Magalhães
"Pervert justice"
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Eliezer Abensur
São coisas de anti-semitas
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Eliezer Abensur
Sempre houve isso na Europa
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Manuel Magalhães
Precisamos de ética e de boa educação. Neste grupo existe muita violência verbal.
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Eliezer Abensur
Diga isso ao Profeta Dias e ao Joseph Jacob Yossef Ben Yaacov, são eles os principais agressores de todos
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Manuel Magalhães
Shmuel Ben Akiva: eiii fernada boilola gay e ignorante" voltei agorinha só pra postar algo para o dias e olha oque vejo ?

sua ignorançia e burriçe me dando nauseas"

kkkkkk
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Manuel Magalhães
Um reparo... A linguagem torpe, vulgar, o insulto, as referências homofóbicas têm que ser absolutamente evitadas neste grupo, por todos. E isto mesmo para aqueles teístas que acreditam na reencarnação, pois talvez pensem que como possivelmente irão regressar, para cumprir os 613 Mandamentos, poderão então corrigir a sua "má língua". Sejam absolutamente éticos. O judaísmo não exige que alguém se converta ao judaísmo para ser uma pessoa melhor ou para que, algum dia, alcance o Paraíso. Para isso, no entendimento dos judeus, basta ser ético. Embora o judaísmo aceite o valor de todas as pessoas independentemente da sua religião, ele também abre aos não-judeus que desejam voluntariamente se unir ao Povo Judeu a possibilidade de se tornarem judeus. Todavia, justamente por considerar que qualquer um pode viver de forma ética na sua religião é que se torna incomum no meio judaico o trabalho missionário e proselitista. Vamos pois fazer isto. Recorro, como apoio pedagógico, agora ao seguinte link: http://www.mormons.eng.br/RegrasFe/RegrasFe.htm »»»»» "Cito a Regra de fé # 13 para os cristãos fundamentalistas conhecidos como Santos dos últimos Dias - Mórmons »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» (http://pt.wikipedia.org/wiki/Regras_de_Fé_(mormonismo)) - Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens: na realidade, podemos dizer que seguimos a admoestação do fariseu doutor e ortodoxo na Lei (TORAH) de Moshé (Moises) e mais tarde na TORAH de Yoshke, o Apóstolo (uso "A" maiúsculo no início de "apóstolo", porque Agostinho o denomina assim) Shaul (Paulo) - Cremos em todas as coisas e confiamos em todas as coisas, temos suportado muitas coisas e confiamos na capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável ou louvável, nós a procuraremos. » Presidente Joseph Smith"
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Manuel Magalhães
"Ama e realiza o dever e faz o que quiseres", Agostinho e Kant
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Eliezer Abensur
Isso são regras de fé para cristãos
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Manuel Magalhães
Então vocês podem recorrer ao vernáculo?! À linguagem homófoba? E a ética é algo relativo?
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Eliezer Abensur
Você sabia que Aurelius Augustinus impôs a regra do celibato a todos os padres? Sabe por que ele fez isso? Você sabia que ele tinha levado uma vida de intensa sacanagem até ficar impotente? Como ele não podia mais fazer sexo impôs essa regra a todos os padres.
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Manuel Magalhães
Eu citei Kant. E lhe fiz uma pergunta: vocês podem recorrer ao vernáculo?! À linguagem homófoba? E a ética é algo relativo?
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Eliezer Abensur
Em primeiro lugar o homossexualismo é proibido no judaísmo
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Eliezer Abensur
Não é homofobia nos termos que geralmente é retratado isso
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Eliezer Abensur
Porque também nos é proibido perseguir essas pessoas mesmo eles estando errados ao nosso ver
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Manuel Magalhães
Kant é absolutamente ético. Yoshke também falou linguagem insultuosa, logo é um falso profeta.
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Eliezer Abensur
Kant é apenas um filósofo
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Eliezer Abensur
Consideramos o Novo Testamento inteiro como falso
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Manuel Magalhães
Era um crente cristão pietista luterano.
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Eliezer Abensur
Nada daquilo foi real para nós
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Eliezer Abensur
Vou postar alguns furos do Novo Testamento para você entender
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Manuel Magalhães
Eliezer Abensur escrevi que por ter usado linguagem insultuosa Yoshke é um falso profeta. E se vocês não forem absolutamente éticos, são o mesmo.
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Eliezer Abensur
2. A profecia sobre Jesus morar em Nazaré, em Mateus 2:23 não existe em nenhum dos profetas. Na verdade a região de Natséret só foi habitada no retorno do cativeiro da Babilônia, durante o período de ocupação grega. Daí não existirem profecias sobre isso já que os profetas terminaram no retorno do cativeiro da Babilônia.
MATEUS CAPÍTULO 2
23 E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.
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Eliezer Abensur
Estamos abertos à contestação se é isso que você quer ouvir
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Manuel Magalhães
Sou professor de ética. A linguagem deve ser refinada e inteligente.
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Manuel Magalhães
À sadia contestação.
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Eliezer Abensur
Eu sou Engenheiro Eletricista, conselheiro do Conselho de Engenharia por 6 anos
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Eliezer Abensur
Eu postei que o Novo Testamento cita em Mateus 2:23 um versículo que não existe no Tanach, é uma razão forte para desacreditar no Novo Testamento como coisa revelada
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Manuel Magalhães
O que é uma mente judia?
Howard Jacobson - É estar sempre a questionar, a argumentar e contra-argumentar, sempre em disputa. Nunca descreve uma coisa como ela é realmente - descreve-a em metáforas e torna-a sempre maior. Há um proto-exagero, uma obsessão com a memória, com o contar histórias, que é uma maneira de nunca esquecer a mesma história e a melhor maneira de mentir. Vivo na minha mente, não vivo no meu corpo. Não vou ao ginásio, não gosto de caminhar, da vida no campo ou da natureza. Gosto de cidades, de conversar, de uma boa discussão, de pensar. Não estou a dizer que são apenas os judeus a gostar destas coisas, mas a combinação de todas é muito de judeus.
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Eliezer Abensur
Sim, é verdade, coitados dos grandes rabinos, têm de responder cada pergunta cabeluda da galera
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Manuel Magalhães
O seu amigo Shmuel recorre ao insulto. Fale com ele. Assim não precisará de reencarnar.
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Manuel Magalhães
Mesmo entre os rabinos. Eles passam a vida a discutir entre eles. Estão sempre a questionar, a argumentar e contra-argumentar, sempre em disputa.
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Manuel Magalhães
Violência inclusive.
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Eliezer Abensur
Violência não, mas diferença de opinião sim
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Eliezer Abensur
Mas nada relevante
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Eliezer Abensur
Bom, tem mais furos do Novo Testamento
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Eliezer Abensur
4. A tentação de Jesus, descrita em Mateus cap. 4, não está profetizada em nenhum lugar, não faz parte das profecias sobre Mashiach. Portanto nada significa para nós.
MATEUS CAP. 4
1 ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam
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Eliezer Abensur
A profecia anunciada na suposta entrada de Jesus em Jerusalém (Mateus cap. 21:1 a 11), não existe em nenhum profeta, nem é sequer citado o nome do profeta a qual está atribuída a profecia.

MATEUS CAPÍTULO 21
1 E, QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
8 E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.

Na verdade é uma torpe referência à Zacarias 9:9.
ZACARIAS CAP.9
9 Alegra-te muito filha de Tsión, apascenta-te filha de Jerusalém, eis que teu rei virá para ti, justo e confiante (em D-us) é ele, pobre (recatado), e cavalgando num burro, e sobre a cidade uma jumentinha.

O fato do Messias vir montado num jumento, significa que não há pressa dele chegar, que ele vem devagar. Se fosse num cavalo significaria que ele vem depressa, é essa a interpretação que nos passa Unkélus, o tradutor, que traduziu todo o Tanach para o aramaico, é isso que ele diz em aramaico e é essa a interpretação de nossos sábios porque é isso que nos legaram os profetas.
Se você se detiver unicamente no versículo, pode achar que o novo testamento tem razão, a coisa se complica, no entanto, se você continua a ler a profecia de Zacarias e percebe claramente que existe um erro.

ZACARIAS CAP.9
9 Alegra-te muito filha de Tsión, apascenta-te filha de Jerusalém, eis que teu rei virá para ti, justo e confiante (em D-us) é ele, pobre (recatado), e cavalgando num burro, e sobre a cidade uma jumentinha.
10 Destruirei qualquer carruagem de guerra de Efráim, e eliminarei todo cavalo de combate de Jerusalém; será destruído o arco de batalha, e ele falará somente de paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro, e desde o rio (Eufrates) até os confins da terra.

O que significa que, após entrar em Jerusalém, o Messias começa a era de Paz, coisa que não foi feita por Jesus. Portanto, já que não se realizou a profecia por completo já que profecias não se cumprem pela metade conforme vemos adiante.
DEUTERONÔMIO CAP. 18
18 Profeta erguerei para eles, dentre os seus irmãos que são próximos de deles (do povo de Israel), com tu (judeu), e porei minhas palavras na boca dele, e será dito para vós tudo o que Eu ordenarei.
19 E será do homem ao qual não escutar as minhas palavras, as quais falei em meu nome, Eu exigirei dele.
20 Também ao profeta, que propositadamente fale em meu nome aquilo ao qual não lhe ordenei falar, e que fale em nome de deuses estranhos, e será morto este profeta.
21 E quando disseres em teu coração: ‘Quando saberemos que é a coisa a qual o Eterno não ordenou?’
22 Aquilo que o profeta falou em nome de D-us, e a coisa não acontecer, essa é a coisa que o Eterno não disse, premeditadamente falou o profeta, não tenhas pena dele.
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Eliezer Abensur
13. O Novo Testamento afirma que o povo considerava João Batista como profeta.(Mateus 21: 23-27)
MATEUS CAPÍTULO 21
23 E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?
24 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto.
25 O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
26 E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.
27 E, respondendo a Jesus, disseram: Não sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto.

João Batista nem sequer existe nos registros do Talmud. Ele só existe no Novo Testamento, nenhuma fonte fora do cristianismo cita sua existência. A parte que Flavius Josephius cita os personagens do Novo Testamento, atestam os especialistas, são claras adulterações posteriores da época de Constantinus (325 d.e.C).
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Eliezer Abensur
14. Em Mateus Cap. 22, Existe um esforço no sentido de dizer que D-us repudiou o povo de Israel e agora dá sua aliança a qualquer um, um dos fundamentos do cristianismo. Na verdade, a base filosófica desse argumento é de que os Romanos seriam o novo povo eleito, que Roma havia roubado D-us do povo de Israel, como se D-us fosse da propriedade de alguém. A parábola é clara, D-us é o rei, os servos do rei são os apóstolos e as bodas são a aliança.
CAPÍTULO 22
1 ENTÃO Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
3 E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
4 Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico;
6 E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
7 E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
8 Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
10 E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
11 E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
12 E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
13 Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
15 Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
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Eliezer Abensur
Isso contraria as profecias de Isaías:

ISAÍAS CAP. 41
8 Mas tu, Israel Meu servo; tu, Jacob, a quem escolhi, semente de Abrahão, Meu amigo;
9 Tu a quem busquei nas extremidades da terra, e trouxe de seus recantos, te afirmei: Tu és Meu servo, Eu te escolhi, e não hei de te rejeitar;
10 Não temas porque Eu estou contigo; não te amedrontes, pois sou teu D-us. Hei de fortalecer-te, te ajudar e te sustentar com Minha destra vitoriosa.
11 Eis que envergonhados e confusos ficarão os que se iraram contra ti. Serão dizimados e perecerão os que contra ti pelejaram;
12 Buscarás, porém não mais encontrarás os que contigo lutam; a um nada serão reduzidos os que contra ti conduzem a guerra.
13 Pois Eu sou o Eterno, teu D-us, que segura tua mão direita, e te diz: Nada temas, pois Eu te ajudarei.
14 Não temas como um verme, ó Jacob, nem tu, ó povo de Israel! Eu te ajudarei, diz o Eterno, teu redentor, o Santíssimo de Israel.
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Eliezer Abensur
ISAÍAS CAP. 43
1 Mas agora, assim disse o Eterno que te criou, ó Jacob, e que te formou, ó Israel: Não temas porque, porque te redimi; por teu nome te chamei, a ti que és Meu.
2 Quando passares pelas águas, estarei contigo; quando pisares sobre o fogo, não serás atingido e nenhuma chama te consumirá.
3 Pois Eu sou o Eterno, teu D-us, o Santíssimo de Israel, teu salvador, o Egito dei por teu resgate; Cush (Etiópia) e Sevá (Sabá) a ti doei.
4 Porque foste precioso aos Meus olhos e digno de honra, Eu te amei; farei (por isto) com que por outros sejas remido; sim, outros povos darei, por tua vida.
5 Não temas, porque Eu estou contigo; do oriente trarei tua descendência, e do ocidente a buscarei.
6 Direi ao norte: ‘Entrega os cativos!’, e ao sul ‘Não os retenhas’; anda, traz de longe Meus filhos e, das extremidades da terra, Minhas filhas.
7 Todo aquele que é chamado pelo Meu nome e que enaltece Minha glória, Eu o formei e o criei.
8 Portanto, libertarei este povo que, embora tendo olhos, é cego, e ainda que tenha ouvidos, é surdo.
9 São convocadas todas as nações e reunidos todos os povos. Quem, dentre eles poderia tais coisas anunciar, como se as tivessem previsto? Que tragam suas testemunhas para que ouçam e proclamem: ‘Sim, é verdade!’
10 Vós(O Povo de Israel) sois minhas testemunhas – diz o Eterno – Meus servos a quem escolhi, para que possais saber, acreditar e compreender que Eu sou o Eterno. Nenhum deus havia antes de Mim e nenhum haverá depois.
11 Somente Eu sou o Eterno, e outro salvador não existe, além de Mim.
12 Eu anunciei (que o faria) e vos salvei, como havia dito; nenhum deus estranho havia entre vós. Vós sois minhas testemunhas – diz o Eterno – e Eu sou vosso D-us!
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Eliezer Abensur
ISAÍAS CAP. 44
1 Contudo, ouve agora, ó Jacob, Meu servo, ó Israel, a quem escolhi.
2 Assim disse o Eterno, que desde o início te criou, que sempre proverá tua ajuda: Não temas, ó Jacob, Meu servo, ó Ieshurun, a quem escolhi.
3 Assim como a água faço chegar ao sedento e com chuvas irrigo a terra seca, derramarei sobre tua posteridade Meu espírito de bondade, e, sobre teus descendentes, Minha bênção;
4 E brotarão como erva na terra fértil, como salgueiros junto às correntes de água.
5 Então (dentre eles) um proclamará “Ao Eterno pertenço!”; outro escolherá para si o nome de Jacob; e outro, reafirmará sua dedicação ao Eterno e adotará por sobrenome Israel.
6 Assim disse o Eterno, o Rei de Israel e seu redentor, o Eterno dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e não existe deus além de Mim!
7 Quem como Eu poderia proclamar – que o faça se puder – tudo que foi feito desde que este povo antigo escolhi, e tudo que ainda haverá de acontecer?
8 Não vos assusteis nem temais; não vos anunciei e vos fiz conhecer desde aquele tempo? Vós sois minhas testemunhas! Porventura há outro deus além de Mim? Não! Não há outra rocha. Nenhuma outra conheço, nem conhecereis.
9 Todos os artífices de imagens esculpidas nada são, e as coisas que os deleitam de nada servem; imagens são as próprias testemunhas de que valor não têm, pois nada vêem e nada sabem, e (por isto) envergonham seus criadores.
10 Quem formou um deus ou fundiu um ídolo que seja de algum proveito?
11 Cobertos de vergonha ficarão todos que se tornam seus adeptos, pois meros seres humanos são seus artífices. Venham todos e raciocinem, temerão então somente ao Eterno e se envergonharão de suas ações.
12 O ferreiro forja uma ferramenta aquecendo-a ao fogo, dá-lhe forma martelando-a sobre a bigorna, usando para isso a força de seu braço; porém, se a fome o atinge, esta lhe falta, e se não mitiga sua sede (quando a sente), desfalece.
13 O carpinteiro estende um cordel e com um buril esboça uma imagem; marca-a com um compasso, acerta-a com plainas, fazendo-a parecer uma figura humana.
14 Corta (para isso) cedros, ciprestes, carvalhos ou um pinheiro, uma árvore que plantou e que a chuva faz crescer.
15 Parte desta árvore servirá ao homem de combustível; com sua madeira se aquece; com ela acendo o forno e assa o pão e, do que sobra, faz um deus e diante dele se prostra; faz uma imagem esculpida e se ajoelha diante dela.
16 Sim! Ele queima a metade produzindo o fogo no qual coze a carne que vai comer; faz um assado e com ele se satisfaz; aquece-se ao fogo e diz: ‘Ah! Eis o fogo que me está aquecendo; sinto seu calor!’
17 Do que sobrou da madeira, faz para si um deus, à sua imagem esculpida, e diante dela se ajoelha, prostra-se e lhe dirige oração dizendo: ‘Salva-me, porque tu és meu deus.’
18 Não percebem e nem entendem, porque seus olhos estão obliterados e não conseguem enxergar, seus corações estão incapazes de sentir.
19 Nenhum deles cai em si, pois não têm a capacidade de raciocinar: ‘Queimei no fogo a metade desta madeira, cozi pão sobre suas brasas, fiz um assado e dele comi; e do que sobrou farei uma abominação? Ajoelhar-me-ei ante o tronco de uma árvore?
20 Revolve as cinzas; e seu coração equivocado como está, não lhe permite encaminhar-se para a salvação, perguntando-se: ‘Não estarei confiando em mentiras?’
21 Lembra-te dessas coisas, ó Jacob, porque tu és Meu servo, ó Israel! Eu te formei para ser Meu servo; não me esqueças, ó Israel.
22 Como se forma uma névoa, apaguei as transgressões; e como uma nuvem, teus pecados. Retorna a Mim pois já te remi.
23 Exultai, ó céus, com a ação do Eterno; clamai, ó profundezas centrais da terra; rompei em cânticos, ó montes, bosques e todas as suas árvores; porque o Eterno remiu a Jacob e em Israel se glorificou.
24 Assim disse o Eterno, teu redentor, que desde o seio materno te formou: Eu sou o Eterno, que cria todas as coisas, que sozinho expandiu os céus e estendeu a terra;
25 Que frustra os sinais dos impostores, enlouquece os adivinhos e entontece os sábios, inutilizando todo o seu conhecimento;
26 Que confirma a palavra de Seu servo e faz acontecer o que transmitem Seus mensageiros; que proclama sobre Jerusalém: ‘Ela será habitada’ – e sobre as cidades de Judá: ‘Elas serão edificadas e Eu reconstruirei suas ruínas’;
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Eliezer Abensur
Além de contradizer Jeremias:

JEREMIAS CAP. 33
23 A palavra do Eterno veio a Jeremias, dizendo:
24 Não leves em consideração o que este povo disse ao afirmar: ‘O Eterno repudiou as 2 famílias (de David e de Aarão) que havia escolhido!’, depreciando Meu povo e afirmando, perante eles, que jamais serão considerados novamente uma nação.
25 Assim disse o Eterno: Somente se fosse anulada Minha aliança com o dia e a noite, bem como as leis que estabeleci para o céu e a terra,
26 Eu rejeitaria a semente de Jacob e a de Meu servo David, para que não houvesse entre eles líderes que pudessem conduzir a descendência de Abrahão, Isaac e Jacob; pois farei retornar seus cativos e Me compadecerei deles.

Além de contradizer Ezequiel:

EZEQUIEL CAP. 34
30 E saberão que Eu, o Eterno, seu D-us, estou em seu meio, e que eles, a Casa de Israel, são meu povo – diz o Eterno D-us.
31 Quanto a vós, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto, sois os homens de meu povo, e Eu sou vosso D-us – diz o Eterno D-us.
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Eliezer Abensur
Em Mateus cap. 22: 41-46, existe um ataque ao judaísmo. Nesse trecho, é a alegada uma suposta vitória de Jesus sobre os fariseus, grupo identificado pelos cristãos conosco.

MATEUS CAP. 22
41 E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,
42 Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
43 Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
46 E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.

Esse trecho é uma torpe referência aos Salmos 110. No entanto o que está realmente escrito nos Salmos 110 é o seguinte.

Salmos 110

:א. לְדָוִד מִזְמוֹר נְאֻם יְהֹוָה לַאדֹנִי שֵׁב לִימִינִי עַד אָשִׁית אֹיְבֶיךָ הֲדֹם לְרַגְלֶיךָ: ב. מַטֵּה עֻזְּךָ יִשְׁלַח יְהֹוָה מִצִיּוֹן רְדֵה בְּקֶרֶב אֹיְבֶיךָ ג. עַמְּךָ נְדָבֹת בְּיוֹם חֵילֶךָ בְּהַדְרֵי קֹדֶשׁ מֵרֶחֶם מִשְׁחָר לְךָ טַל יַלְדֻתֶךָ: ד. נִשְׁבַּע יְהֹוָה וְלֹא יִנָּחֵם אַתָּה כֹהֵן לְעוֹלָם עַל דִּבְרָתִי מַלְכִּי צֶדֶק: ה. אֲדֹנָי עַל יְמִינְךָ מָחַץ בְּיוֹם אַפּוֹ מְלָכִים; ו. יָדִין בַּגּוֹיִם מָלֵא גְוִיּוֹת מָחַץ רֹאשׁ עַל אֶרֶץ רַבָּה: ז. מִנַּחַל בַּדֶּרֶךְ יִשְׁתֶּה עַל כֵּן יָרִים רֹאשׁ:

“1 Um Cântico para David, assim diz O Eterno (D-us), a meu senhor (David), assenta-te à minha direita até que eu ponha teus inimigos a teus pés.
2 O cajado de tua coragem enviará O Eterno de Tsion, desça na proximidade de teus inimigos.
3 Teu povo será voluntário nesse dia, será teu exército nos locais ocultos de santidade, desde o ventre da manhã, para ti, orvalho de tua juventude.
4 Jurou O Eterno e não deixará descansar, tu és Cohen (sacerdote) eternamente, não te abandonarei meu rei justo.
5 O Eterno (Shem Adnut) está à tua direita, guardem-se do dia de sua fúria ò reis.
6 Delicado entre os povos o que enche os cálices, grande fúria sobre a grande terra.
7 Do rio no caminho beberás e por isso erguerás tua cabeça"

Como é possível um judeu daquela época não saber o que estava escrito nos Salmos? A confusão se faz por causa da palavra “Adoni” em Salmos 110:1, que quer dizer literalmente “meu senhor” mas como pronome de tratamento a pessoas comuns, exatamente como se faz em português. É um termo respeitoso mas está se referindo a uma pessoa comum, e é esse termo que D-us usa para se referir a David. Não é como está escrito em Mateus 22:41-46, ele dá a entender que quem chama meu senhor é David, mas quem chama meu senhor é D-us.
Como poderia alguém, que se dizia o Messias, que alegava ter poder de profecia supremo não saber o que estaria escrito nos Salmos 110?
Qualquer judeu com algum estudo de torá sabe que esse Salmo foi escrito quando o rei David havia prevalecido sobre seus inimigos e que agora D-us estava prometendo a ele estabilidade em seu reinado e unanimidade do reconhecimento da liderança de David sobre o povo judeu.
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Manuel Magalhães
O Rabi Ovadia Yoseph no livro, Questões e Respostas – Opiniões: ‘O sangue que vem de comidas proibidas [isto é, não-kosher] pode causar um efeito negativo sobre seus recebedores judeus. Pode produzir más qualidades, tais como crueldade e/ou audácia ... Portanto, um judeu pio, que necessita urgentemente de uma transfusão e que não encara qualquer perigo em esperar receber sangue de um judeu estritamente religioso, deveria esperar.’ Rabi Yoseph ofereceu um conselho similar àqueles judeus pios necessitando transplantes de órgãos; ele aconselhou-os a somente aceitar tais doações de outros judeus pios. Esta sentença irrompeu numa séria disputa entre rabis em Israel e impressionou muitos judeus seculares. Em um outro artigo publicado, Albaum reportou que Rabi Mordechai Eliyahu, um ex-rabi chefe de Israel, discordou do Rabi Yoseph e declarou: “Quando um judeu secular nasce, ele nasce com sangue kosher e todas as comidas proibidas que ele posteriormente come são dissolvidas e tornadas marginais em seu sangue.” Com respeito aos não-judeus, porém, o Rabi Eliyahu na maioria das vezes concordou com o Rabi Yoseph e sustentou que judeus religiosos deveriam tentar evitar doações de sangue deles. Rabi Eliyahu não proibia totalmente as doações de sangue para judeus de não-judeus. Ele declarou:

É permitido em certos tempos que judeus recebam sangue, ou no caso de leite de amas de leite de não-judeus, apesar do fato que tal sangue seja prejudicial às suas características e espírito judaicos. Isto porque o sangue é transferido vagarosamente e é tornado marginal no ciclo do sangue judeu no corpo. Todavia, quando possível, um judeu deveria evitar receber tal sangue.”

(...)

“Rabi Levy Yitzhak Halperin, o chefe do Instituto Científico Religioso para Problemas da Lei Judaica explicou: ‘doações de sangue de não-judeus ou de judeus que comem comidas proibidas são um problema. A lei religiosa judaica ordena que uma criança judaica deveria preferivelmente não ser amamentada por uma mulher não-judia porque seu leite consiste de comida proibida e contamina a criança judia.’ Tais posições e opiniões antagonizaram judeus seculares e encontraram grandes oposições da grande maioria dos membros dos profissionais médicos israelitas.”

(...)

“Ele [Rabi Sheinberger] explicou: ‘a lei religiosa judaica declara que é proibido transplantar órgãos judaicos tanto em não-judeus ou judeus que não são pios. É óbvio que é proibido sob qualquer circunstância transplantar órgãos judeus em árabes, todos os quais odeiam judeus’. Rabi Sheinberger, quando questionado pela sua definição de um judeu que não é pio, respondeu que um rabi deve determinar o status de todo judeu. O pedido de Sheinberger causou uma gigantesca comoção e foi rejeitado.

Muitos rabis não-Haredi permitem um órgão de um não-judeu ser transplantado num corpo de um judeu no intuito de salvar a vida do judeu. Eles, porém, opõem-se ao transplante de um órgão de um judeu no corpo de um não-judeu. Alguns importantes rabis vão muito além em discutir e decidir sobre as diferenças entre judeus e não-judeus em matérias médicas. Rabi Yitzhak Ginsburgh, um membro influente do movimento Habad e o chefe de um yeshiva próximo a Nablus, por exemplo, opinou em 26 de abril de 1996, num artigo do Jewish Week, reproduzido no Haaretz neste mesmo dia que: ‘se toda a única célula num corpo judeu confere divindade, e é, desta forma, parte de D'us, então todo o filamento de DNA é uma parte de De's. Portanto, algo é especial a respeito do DNA judaico.’”
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Eliezer Abensur
16. Em Mateus, cap. 23, há um claro ataque ao judaísmo.
MATEUS CAP. 23
1 ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
11 O maior dentre vós será vosso servo.
12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
16 Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
18 E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
19 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
20 Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
21 E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
22 E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.
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Eliezer Abensur
Pois é, tudo isso é proibido para nós, mas somente para nós
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Eliezer Abensur
Nós somos contra qualquer transplante, porque no processo para transplantar é preciso que o doador ainda esteja vivo, só que assim você mata uma pessoa para salvar outra e isso é proibido
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Manuel Magalhães
Saliento: "Esta sentença irrompeu numa séria disputa entre rabinos em Israel e impressionou muitos judeus seculares. "
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Eliezer Abensur
Inicialmente, temos a proibição de não contradizer os sábios da Torá:

DEUTERONÔMIO CAP. 17
11 De acordo com a Torá, a qual te foi ensinada, e de acordo com a sentença a qual ELES te disserem, não te afastarás da coisa a qual ELES te digam, nem para a esquerda e nem para a direita.

Em segundo, existe a proibição de fazer acréscimos à Tora, e em terceiro, de fazer diminuições dela, ambas no mesmo versículo:

DEUTERONÔMIO CAP. 13
1 Sobre cada palavra, a qual eu vos ordeno, a ela guardarás de cumprir, não aumentarás e nem diminuirás dela.

Em quarto, os Tefilin, os filactérios citados, são dois mandamentos claros da Torá. Cada um, o da cabeça e o do braço, é por si só um mandamento.

DEUTERONÔMIO CAP. 6
8 E os atarás como um sinal em tua mão, e serão como uma marca entre teus olhos.

Em quinto, as tsitsiôt, as franjas citadas, são um claro mandamento da Torá.

NÚMEROS CAP. 15
37 E falou o Eterno a Moysés dizendo:
38 Fala aos filhos de Israel, e os dirás que façam para eles Tsitsit (uma franja) em cada uma das abas de suas roupas ao longo de suas gerações, e porás, em cada uma tsitsit um fio com techêlet (tinta azul feita do sangue do peixe halazon).
39 E será para eles por tsitsit, e eles o verão (o tsitsit), e lembrarão de todos os mandamentos do Eterno, e os farão, e não se inclinarão conforme seus corações e conforme seus olhos, conforme os quais eles se prostituem.

Em sexto, existe o mandamento de honrar os eruditos e os idosos.

LEVÍTICO CAP. 19
32 Diante da sapiência te levantes, e conhecerás as faces do sábio, e temerás a teu D-us, Eu sou o Eterno!

Em sétimo, o judaísmo não fecha o acesso a D-us, apenas não é, nunca foi e nunca será nossa intenção em converter o mundo. Os goim, os não-judeus, podem sim ir para o paraíso quando morrerem, basta cumprir os 7 mandamentos dos filhos de Noach.

Em oitavo, é proibido maldizer os juízes e os chefes de Israel. Esses dois mandamentos estão contidos no mesmo versículo.

ÊXODO CAP. 22
27 Ao juiz não maldigas, e a um líder em teu povo não amaldiçoes.
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Eliezer Abensur
Eu fui aluno do Ovadiah Yossef em Or Ha-Haim
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Eliezer Abensur
Existe, em Mateus, uma “profecia” de Jesus que não se realizou. O muro ocidental, o Kotel, é uma parte do templo que restou, as pedras maiores são do tempo de Salomão, as médias são da reconstrução de Kôresh (Ciro II – o Grande), as menores são da reforma de Herodes Magno.

MATEUS CAP. 24
1 E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

Isso desqualifica Jesus como profeta.

DEUTERONÔMIO CAP. 18
18 Profeta erguerei para ti, dentre os teus irmãos que são próximos de ti (do povo de Israel), com tu (judeu), e porei minhas palavras na boca dele, e será dito para vós tudo o que Eu ordenei.
19 E será do homem ao qual não escutar as minhas palavras, as quais falei em meu nome, Eu exigirei dele.
20 Também ao profeta, que propositadamente fale em meu nome aquilo ao qual não lhe ordenei falar, e que fale em nome de deuses estranhos, e será morto este profeta.
21 E quando disseres em teu coração: ‘Quando saberemos que é a coisa a qual o Eterno não ordenou?’
22 Aquilo que o profeta falou em nome de D-us, e a coisa não acontecer, essa é a coisa que o Eterno não disse, premeditadamente falou o profeta, não tenhas pena dele.
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Eliezer Abensur
18. O ritual de Pêssah, relatado no novo testamento no episódio da ceia, está errado.
MATEUS CAP. 26
26 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.
30 E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

O ritual correto seria, o primeiro copo, a leitura da hagadá, o segundo copo, a seudá, a birkat há-mazon, o terceiro copo, o Halel (o Hino?) e o quarto copo.
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Eliezer Abensur
19. O Julgamento de Jesus, descrito em Mateus cap. 26, está completamente errado.
MATEUS CAP. 26
57 E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
58 E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.
59 Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte;
60 E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,
61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
62 E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
63 Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
64 Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
65 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
66 Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
67 Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,
68 Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?
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Eliezer Abensur
Segundo o novo testamento o julgamento ocorreu numa noite de sexta-feira, no primeiro dia de Pêssah, na noite do Sêder, após a conclusão do Sêder.

• Em primeiro lugar, é proibido julgar qualquer causa em Shabat, qualquer judeu sabe disso.
• Em segundo lugar, é proibido prender qualquer pessoa em Shabat.
• Em terceiro lugar, não se pode julgar ninguém nos sete dias de Pêssah.
• Em quarto lugar, para julgar sentença de morte são necessários 70 membros do Sanhedrin (Sinédrio), coisa que não existia mais desde os tempos de Pompeu (66 a.e.C). Por isso o Sanhedrin não emitiu nenhuma sentença de morte nessa época.
• O presidente do Sanhedrin na época não era Caifás, era Gamliel II, neto de Raban Gamliel, bisneto de Rebi Yehudá Há-Nassí. Os julgamentos de sentença de morte têm de ser presididos pelo presidente do Sanhedrin.
• Quem é Caifás? Fora do novo testamento, este senhor não existe.

Além disso, o julgamento esbarra nos seguintes mandamentos:

Um juiz não pode cometer injustiças.
Um juiz não pode favorecer o pobre por ser pobre.
Um juiz não pode proteger uma das partes, principalmente se a parte for alguém importante.
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Eliezer Abensur
LEVÍTICO CAP. 19
15 Não fareis injustiças no juízo; não favorecerás as faces do mendigo (quando ele não tiver razão), nem honrarás as faces do poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
Um juiz não pode distorcer um julgamento contra uma pessoa de má reputação.
ÊXODO CAP. 23
6 Não perverterás o julgamento de teu indigente em sua casa.

Por mais que os cristãos queiram argumentar que foi uma ilegalidade por parte de Caifás, o julgamento nesses moldes jamais teria qualquer apoio da comunidade daquela época, como veremos adiante.
Além disso:
• Toda sentença de morte tem de ser julgada pelo presidente do Sanhedrin, na alegada época, no governo de Herodes Antipas, o presidente do Sanhedrin era Gamliel II.
• A punição judaica para o falso profeta é o estrangulamento, já que não está especificada. A crucificação é uma punição romana, o Sanhedrin não executava leis romanas.
DEUTERONÔMIO CAP. 18
20 Mas o profeta que falar propositadamente alguma coisa em Meu Nome, que não lhe ordenei falar, ou que falar em nome de outros deuses, este profeta morrerá.
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Manuel Magalhães
Eu não pretendo polemizar. O Yoshke não me diz nada teológicamente. Prefiro Kant. Sou ético.
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Manuel Magalhães
Meu caro, Yoshke morreu numa quarta. Era duplo aquele Shabbos.
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Eliezer Abensur
Estou lhe mostrando os furos do Novo Testamento, razões lógicas para que nós não os adotemos
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Eliezer Abensur
A procissão do Senho Morto ocorre na Sexta-Feira da Paixão não é?
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Eliezer Abensur
Por que será?
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Manuel Magalhães
Isso é tradição, não é exegese.
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Eliezer Abensur
20. A profecia de Jeremias citada sobre as trinta moedas de prata não existe.
MATEUS CAP.27
3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
6 E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
8 Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
9 Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,
10 E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.
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Eliezer Abensur
É exégese sim
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Manuel Magalhães
Má exegese cristã.
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Eliezer Abensur
MATEUS 26
11 Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.
12 Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.
13 Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.
O preço da traição
( Mc 14:10-11 Lc 22:3-6 )
14 Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
15 E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,
16 E desde então buscava oportunidade para o entregar.
A última páscoa. A santa ceia
( Mc 14:12-16 Lc 22:7-13 1Co11.23-29 )
17 E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?
18 E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
( Mc 14:17-21 Lc 22:21-33 Jo 13:21-30 )
20 E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
21 E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair.
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Manuel Magalhães
Como esses teólogos “prudentes e sábios” sabem que Jesus foi crucificado na “Sexta-feira Santa” e ressuscitou no “Domingo de Páscoa”?!
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Manuel Magalhães
O dia da morte de Yoshke era chamado “dia da preparação”. O dia da preparação para o Shabbos. Mas para que Shabbos??!
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Manuel Magalhães
O Evangelho de João nos dá a resposta definitiva. ”E era a preparação da páscoa … (pois era grande o dia de sábado)” (João 19:14, 31).
O que quer dizer “grande o dia de Shabbos”, ou, como a Edição Revista e Atualizada no Brasil apresenta: ”grande o dia daquele sábado”?
Perguntemos a qualquer judeu! Tu me dirás que é um dos dias santos anuais, ou seja, um dia de festa – sete dias que os israelitas observavam todos os anos – todos eles chamados Sábados! Os Sábados anuais, tais quais os feriados romanos de hoje, caem em certos dias do ano, porém em dias da semana diferentes para cada ano. Esses Sábados podem cair na segunda-feira, na quinta-feira, ou no domingo.
Se estudarmos os textos seguintes, veremos que os dias santos anuais eram todos chamados Sábados: Levítico 16:31; 23:24, 26-32, 39.
Notemos Mateus 26:2: ”Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado”. E se você continuar lendo esse capítulo verá que Jesus foi morto no dia da Páscoa israelita.
E o que era a Páscoa israelita? No capítulo doze de Êxodo encontramos a história da Páscoa original. Os filhos de Israel mataram os cordeiros, e puseram o sangue sobre a verga da porta e nas duas ombreiras de suas casas. E onde estivesse o sangue, o anjo da morte passava por cima daquelas casas, salvando-os da morte. Depois da Páscoa havia uma santa convocação, ou Sábado anual.
Observem as datas: ”Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês é A PÁSCOA do Senhor. E aos quinze dias do mesmo mês haverá FESTA” (Nm 28:16-17).
O cordeiro pascal, sacrificado todos os anos no dia 14 do primeiro mês, o mês chamado “Abibe”, tipificava o Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Cristo é a nossa Páscoa, sacrificada por nós (1 Co 5:7).
Jesus foi morto no mesmo dia em que se sacrificava o cordeiro pascal. Ele foi sacrificado no dia 14 do mês de Abibe, o primeiro mês do ano hebraico. E esse “dia de Páscoa”, que a Bíblia designa como “dia da preparação” para a festa, era o dia antes do Sábado anual, ou o grande dia de Sábado que era no dia 15 do mês de Abibe. Esse Sábado anual pode ocorrer em qualquer dia da semana. Frequentemente ocorre, e é observado ainda hoje, na quinta-feira. Por exemplo, esse “grande dia de Sábado” caiu, entre outras datas, na quinta-feira nos anos 1972, 1975, 1979, 1982.
E o calendário hebraico mostra que no ano em que Yoshke foi morto, o dia 14 de Abibe, dia da Páscoa, era uma quarta-feira. E o Sábado anual caía na quinta-feira. Este era o Sábado que se aproximava quando José de Arimatéia se apressou a enterrar o corpo de Yoshke, no final da tarde daquela quarta-feira. Havia dois Sábados separados naquela mesma semana!
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Eliezer Abensur
MATEUS 26
33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
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Eliezer Abensur
MATEUS 26
44 E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
46 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.
Jesus é preso
( Mc 14:43-50 Lc 22:47-53 Jo 18:2-11 )
47 E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.
48 E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.
49 E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.
50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.
52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?
Não gosto  1  há 3 horas

Eliezer Abensur
MATEUS 26
66 Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
67 Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,
68 Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?
Pedro nega a Jesus
( Mc 14:66-72 Lc 22:54-62 Jo 18:15-18,25-27 )
69 Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
70 Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
71 E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
72 E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
Gosto  há 3 horas

Ciclo Ecuménico de Oración

Esta semana oramos por:

Se o homem não deixar de consumir combustíveis fósseis também não terá como minimizar as consequências da braveza dos mares que, de imediato destruirá várias cidades costeiras. E se o consumo deixar de acontecer agora, o homem ainda sofrerá os danos provocados à atmosfera pelo período de 30 a 50 anos, até que o gás já emitido seja dissipado. Com o atual retrato a previsão é de que a água deverá subir entre 4 e 5m de altura. Nos Estados Unidos as principais cidades a serem atingidas são Baltimore, Miami, Nova Orleans, Nova Iorque e até Washington, além de Londres, na Inglaterra. Nova Orleans sofreu com o Katrina, mas nada foi feito para minimizar novas catástrofes, segundo cientistas, que prevêem outros furacões Além dessas, outras cidades costeiras do mundo sofrerão o mesmo efeito, devido às alterações do derretimento das calotas polares e de grandes geleiras. À medida que as calotas derretem aparecerão áreas escuras (antes gélidas e claras), onde o sol ganhará força de impacto, fenômeno chamado pelos cientistas de Efeito Feedback. Esse desaparecimento também indica que o homem presenciará mudanças na Terra. Mas, atualmente, já se registra o desaparecimento de geleiras em todo o mundo. Nas últimas 3 décadas, cerca de 25% das geleiras peruanas desapareceram. Esse registro ocasiona outro efeito nas regiões afetadas. As mudanças, por serem radicais, exigem alterações e respostas rápidas do homem na questão da sobrevivência. Os exemplos registrados até hoje mostram que a segunda parte não acontece. Ao nível dos oceanos que aumentam junte-se o calor nos mares. No ano 2000, um acontecimento jamais visto deixou cientistas perplexos. Uma barreira de 11 mil metros quadrados de gelo desprendeu-se da calota da Antártida e em torno de 3 trilhões de toneladas de gelo seguiram mar adentro. Caso somente o gelo da Antártida e da Groelândia se derreta, o nível do mar aumentará até 9m, segundo previsão científica. Programa Grace A seriedade da situação fez com que a entidade científica de influência global, a Nasa, se unisse a outra agência alemã, para juntas construírem o Programa Grace, com o objetivo de ‘bisbilhotar’ os efeitos do degelo. O programa lançou os satélites Tom e Jerry, que há cinco anos medem as alterações gravitacionais ocasionadas pelo derretimento de gelo na Groelândia e na Antártida. Toda a água compactada em blocos de gelo ao derreter, ocasiona mais pressão por ocupar mais volume no espaço. Satélites monitoram os efeitos do degelo na pressão atmosférica Segundo cientistas o calor derrete entre 100 e 200 bilhões de toneladas de gelo por ano. Invasão de mares Em muitos lugares do mundo o mar é o responsável pela perda de terra seca em função ao aumento de seu nível. Em Bangladesh fazendeiros perderam áreas de plantação de arroz por causa da invasão de água salgada do mar. Além de causar sérios problemas sócio-econômicos, provocando a mudança de comportamento de animais e migrações em massa para países desenvolvidos, o risco da falta de água potável é outro grande problema a enfrentar. No Rio de Janeiro Em São João da Barra, no norte fluminense, uma maré alta destruiu um prédio de quatro andares, em 5 de abril de 2008. Nos últimos 35 anos, o mar avança a média de 3m a cada 12 meses. Mais de 200 casas já foram destruídas pelas ondas, desabrigando moradores. Segundo pesquisas do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (Uerj), nos últimos meses a erosão tem se acelerado, além do previsto e avançou 7m, o dobro da média anual, medida desde a década de 50. Nos Estados Unidos A cada dia a água do mar invade 30cm de área da cidade de Luziânia (EUA) e grandes áreas de terra são consumidas pelo mar. Na mesma região, 13 ilhas desapareceram nos últimos 100 anos e a remanescente Ilha Robert já perdeu 8m de terra desde junho de 2008. No século passado, os Estados Unidos sofreram a ação devastadora provocada por 167 furacões. Os mais violentos foram o Vilma, Rita e o Katrina. O Projeto Argo, lançado para medir o estado físico dos oceanos, mostra por meio de 3 mil bóias distribuídas pelos oceanos, que o aquecimento ocorre com velocidade alarmante. E somente neste século, os cientistas prevêem a elevação do nível do mar entre 30 a 90cm. Cidades vulneráveis As cidades norte-americanas ameaçadas por furacões do nível 2 (como o Isabel), são Baltimore, Nova Orleans, Miami, Nova Iorque e até Washington. Londres não fica fora da lista. Elas são vulneráveis a furacões que podem provocar o aumento do nível do mar e inundações de 4 a 5m. Segundo previsões, os furacões continuarão e com maior incidência Na Europa Em fevereiro de 1953, a força dos ventos e a maré alta destruíram diques na Holanda, desenvolvidos desde a Idade Média. O resultado foi desastroso, pois 300 fazendas e 3 mil casas foram destruídas e 1,8 mil pessoas morreram. Em 2007 o mar invadiu a capital da Finlândia. Destruição de efeito dominó Os pântanos, ao lado das ilhas, são acidentes geográficos que minimizam a ação de furacões, por desgastar por fricção, a velocidade do vento. Mas, também, ao lado das ilhas, segundo pesquisa, os pântanos estão desaparecendo. O aumento da temperatura dos oceanos também ocasiona tempestades violentas. O oceano mais quentes e o aquecimento que provoca o degelo de calotas polares, causará destruição sem limites. Leia mais no livro Fronteira Final

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