http:// www.benedictusde spinoza.pro.br/ Revista_Conatus_ V6N12_Dez_2012_ Resenha_Homero_ Santiago.pdf
UM JUDEU CHAMADO ESPINOZA
UM JUDEU CHAMADO ESPINOZA
Eliezer Abensur
Espinoza era gay e era cristão
Espinoza era gay e era cristão
Magalhães Luís
"O primeiro a falar de democracia absoluta foi a grande alegria Spinoza. Sei, podemos dizer que sua coragem partiu da compreesão da democracia absoluta como regime de governo organizado pelas ações livres dos homens, manifestadas de modo racional na imanência das leis e da participação direta de todos nas decisões da cidade. E não sei; mas temos que entender que tanto as leis quanto os cidadãos, em Spinoza, agem de acordo com o “direito comum da cidade”. Realmente; um direito que torna-se civil e público não por fazer parte do Estado somente, mas porque é desenvolvido por todos e para todos, para o comum, fazendo da multiodão a carne da produção política, econômica, social e cultural. Por isso que o cidadão, na democracia absoluta, “não nascem como cidadãos, mas formam-se como tais”. Lindo isso, ainda mais quando colocado em prática. Mas todo a filosofia de Spinoza é uma prática, um plano de imanência puro, absoluto. Daí a cidade não poder ser o efeito do medo, do rancor, da obediência cega às paixões. Pior; da inércia e da servidão dos seus viventes. Como diz o próprio Spinoza, se assim for, isto não seria uma cidade, mas uma solidão. Poderíamos dizer, junto com outra alegria chamada Antonio Negri, que a cidade, na democracia absoluta, é vivida na práxis constitutiva que nos constitui no amor. Ah!; sempre o amor político. Mas espera aí! O que foi? Se assim é na democracia absoluta… Já sei: é completamente diferente na democracia representativa. Exatamente. É porque na democracia representativa o que prevalece é a intecionalidade das classes abastadas constituídas que procuram manter o estado de servidão através das instituições e discursos oficiais. Como o do sufrágio geral que não é geral. E não é! É a palavra representação o importante a se observar aí. Diga lá. Digo sim: a representação surgiu no interesse dos súditos poderem ter seus direitos garantidos por representantes em, toda extensão do Estado-nação. É, mas não disseram também que a representação tranto liga o povo ao governo como o separa radicalmente, pois os súditos alienam suas liberdades para os representantes. Daí passa a existir algo estranho na proposta democrática representativa. O quê? Uma minoria passa a governar uma maioria. E não é. Daí pensarem, neste tipo de democracia, que a liberdade é apenas a conquista de direitos (o direito a ter direitos). Sim, ao contrário de uma liberdade que é a produção de si mesmo preocupada com o direito comum da cidade. Uma produção singular que se envolve e produz o bem comum."
"O primeiro a falar de democracia absoluta foi a grande alegria Spinoza. Sei, podemos dizer que sua coragem partiu da compreesão da democracia absoluta como regime de governo organizado pelas ações livres dos homens, manifestadas de modo racional na imanência das leis e da participação direta de todos nas decisões da cidade. E não sei; mas temos que entender que tanto as leis quanto os cidadãos, em Spinoza, agem de acordo com o “direito comum da cidade”. Realmente; um direito que torna-se civil e público não por fazer parte do Estado somente, mas porque é desenvolvido por todos e para todos, para o comum, fazendo da multiodão a carne da produção política, econômica, social e cultural. Por isso que o cidadão, na democracia absoluta, “não nascem como cidadãos, mas formam-se como tais”. Lindo isso, ainda mais quando colocado em prática. Mas todo a filosofia de Spinoza é uma prática, um plano de imanência puro, absoluto. Daí a cidade não poder ser o efeito do medo, do rancor, da obediência cega às paixões. Pior; da inércia e da servidão dos seus viventes. Como diz o próprio Spinoza, se assim for, isto não seria uma cidade, mas uma solidão. Poderíamos dizer, junto com outra alegria chamada Antonio Negri, que a cidade, na democracia absoluta, é vivida na práxis constitutiva que nos constitui no amor. Ah!; sempre o amor político. Mas espera aí! O que foi? Se assim é na democracia absoluta… Já sei: é completamente diferente na democracia representativa.
Magalhães Luís
Provocação: "Muitos dizem que Deus é mais, é tudo, é amor ou como Tomás de Aquino disse na sua “Suma Teológica”: “Deus est in omnibus rebus”, isto é, Deus está em todas as coisas existentes.
“De duas maneiras se diz que Deus está numa coisa: Primeiro, como causa eficiente, e neste sentido ele está em tudo que criou. Segundo, como objeto de uma operação que está naquele que opera, o que é próprio das operações da alma, em que o objeto conhecido está no sujeito que o conhece, e o objeto desejado naquele que o deseja. Por esta segunda modalidade, Deus está de modo especial na criatura racional, que O conhece e que O ama, em ato ou por habitus”, escreveu o filósofo cristão ao aproximar através da razão aristotelismo e cristianismo.
Ora se os gays fazem parte do mundo criado por D'us, para aqueles que acreditam que Deus criou tudo no mundo, como no caso da Igreja Católica tradicional ou a evangelical, elas não podem dizer-se ofendidas, pois se tudo o que Deus criou, ele lá está, o mesmo deve ocorrer com os homossexuais, pois – segundo as crenças da própria igreja- D'us criou tudo que existe. »»» Na Filosofia de Espinosa, Eliezer Abensur, a expressão “Deus é Gay” faz muito sentido. Para Espinosa, deus com minúscula nâo é esta criatura espiritual que criou o mundo. Muito pelo contrário: deus é Natureza, ou seja, é massa, energia, átomos, moléculas, vida, pensamento, pessoas, sociedade, galáxias, etc. Segundo Espinosa, o conceito de deus só tem sentido se for ligado à Natureza. Na filosofia espinosiana, não existe nada FORA DA NATUREZA, inclusive as visões espirituais ou os outros fenómenos que não entendemos. E se eles existem, ele fazem parte da Natureza, porque TUDO é Natureza. O Homem, a Mulher, o Gay, a Lésbica, o Cachorro, a sua Galinha, o seu Peixe no Aquário, Todos são deus porque todos fazem parte da Natureza, está o HaShem ligado à Natureza (KABBALAH; para a Kabbalah o ETERNO não é somente o Criador mas é também a Criação. Ou seja, a Criação não é dissociada do Criador, mas parte d’Ele. A existência de Deus não seria, portanto, distinta do espaço e do tempo; o espaço e o tempo estariam contidos no próprio Deus-Infinito). D'us faz parte da Natureza e não pode estar fora dela. Logo, faz sentido, deus é Gay.
Em suma: Deus também é gay." »»
Provocação: "Muitos dizem que Deus é mais, é tudo, é amor ou como Tomás de Aquino disse na sua “Suma Teológica”: “Deus est in omnibus rebus”, isto é, Deus está em todas as coisas existentes.
“De duas maneiras se diz que Deus está numa coisa: Primeiro, como causa eficiente, e neste sentido ele está em tudo que criou. Segundo, como objeto de uma operação que está naquele que opera, o que é próprio das operações da alma, em que o objeto conhecido está no sujeito que o conhece, e o objeto desejado naquele que o deseja. Por esta segunda modalidade, Deus está de modo especial na criatura racional, que O conhece e que O ama, em ato ou por habitus”, escreveu o filósofo cristão ao aproximar através da razão aristotelismo e cristianismo.
Ora se os gays fazem parte do mundo criado por D'us, para aqueles que acreditam que Deus criou tudo no mundo, como no caso da Igreja Católica tradicional ou a evangelical, elas não podem dizer-se ofendidas, pois se tudo o que Deus criou, ele lá está, o mesmo deve ocorrer com os homossexuais, pois – segundo as crenças da própria igreja- D'us criou tudo que existe. »»» Na Filosofia de Espinosa, Eliezer Abensur, a expressão “Deus é Gay” faz muito sentido. Para Espinosa, deus com minúscula nâo é esta criatura espiritual que criou o mundo. Muito pelo contrário: deus é Natureza, ou seja, é massa, energia, átomos, moléculas, vida, pensamento, pessoas, sociedade, galáxias, etc. Segundo Espinosa, o conceito de deus só tem sentido se for ligado à Natureza. Na filosofia espinosiana, não existe nada FORA DA NATUREZA, inclusive as visões espirituais ou os outros fenómenos que não entendemos. E se eles existem, ele fazem parte da Natureza, porque TUDO é Natureza. O Homem, a Mulher, o Gay, a Lésbica, o Cachorro, a sua Galinha, o seu Peixe no Aquário, Todos são deus porque todos fazem parte da Natureza, está o HaShem ligado à Natureza (KABBALAH; para a Kabbalah o ETERNO não é somente o Criador mas é também a Criação. Ou seja, a Criação não é dissociada do Criador, mas parte d’Ele. A existência de Deus não seria, portanto, distinta do espaço e do tempo; o espaço e o tempo estariam contidos no próprio Deus-Infinito).
Em suma: Deus também é gay." »»
Magalhães Luís
Fica a provocação.
Fica a provocação.
Magalhães Luís
Aguardo comentários sábios.
Aguardo comentários sábios.
Eliezer Abensur
D-us não é gay, ele transcende a sexualidade, a sexualidade é criação dele como a luz e as próprias trevas
D-us não é gay, ele transcende a sexualidade, a sexualidade é criação dele como a luz e as próprias trevas
Eliezer Abensur
Ele transcende ao amor, porque ele é o criador do amor
Ele transcende ao amor, porque ele é o criador do amor
Benjamim Medina
espinoza foi excomungadao ,expulso da comunidade portuguesa de amsterdan, por sua filosofia neopanteista
espinoza foi excomungadao ,expulso da comunidade portuguesa de amsterdan, por sua filosofia neopanteista
Eliezer Abensur
Ele envolve os infinitos universos, tanto os físicos e seus respectivos universos espelho, quanto os espirituais.
Ele envolve os infinitos universos, tanto os físicos e seus respectivos universos espelho, quanto os espirituais.
Eliezer Abensur
Ele era gay, e citou várias vezes o Novo Testamento como escritura sagrada em sua obra.
Ele era gay, e citou várias vezes o Novo Testamento como escritura sagrada em sua obra.
Magalhães Luís
Comente esta citação: »»» Mas na Filosofia de Espinosa, a expressão “Deus é Gay” faz muito sentido. Para Espinosa, deus com minúscula nâo é esta criatura espiritual que criou o mundo. Muito pelo contrário: deus é Natureza, ou seja, é massa, energia, átomos, moléculas, vida, pensamento, pessoas, sociedade, galáxias, etc. Segundo Espinosa, o conceito de deus só tem sentido se for ligado à Natureza. Na filosofia espinosiana, não existe nada FORA DA NATUREZA, inclusive as visões espirituais ou os outros fenómenos que não entendemos. E se eles existem, ele fazem parte da Natureza, porque TUDO é Natureza. O Homem, a Mulher, o Gay, a Lésbica, o Cachorro, a sua Galinha, o seu Peixe no Aquário, Todos são deus porque todos fazem parte da Natureza, está o HaShem ligado à Natureza (KABBALAH; para a Kabbalah o ETERNO não é somente o Criador mas é também a Criação. Ou seja, a Criação não é dissociada do Criador, mas parte d’Ele. A existência de Deus não seria, portanto, distinta do espaço e do tempo; o espaço e o tempo estariam contidos no próprio Deus-Infinito). D'us faz parte da Natureza e não pode estar fora dela. Logo, faz sentido, deus é Gay.
Comente esta citação: »»» Mas na Filosofia de Espinosa, a expressão “Deus é Gay” faz muito sentido. Para Espinosa, deus com minúscula nâo é esta criatura espiritual que criou o mundo. Muito pelo contrário: deus é Natureza, ou seja, é massa, energia, átomos, moléculas, vida, pensamento, pessoas, sociedade, galáxias, etc. Segundo Espinosa, o conceito de deus só tem sentido se for ligado à Natureza. Na filosofia espinosiana, não existe nada FORA DA NATUREZA, inclusive as visões espirituais ou os outros fenómenos que não entendemos. E se eles existem, ele fazem parte da Natureza, porque TUDO é Natureza. O Homem, a Mulher, o Gay, a Lésbica, o Cachorro, a sua Galinha, o seu Peixe no Aquário, Todos são deus porque todos fazem parte da Natureza, está o HaShem ligado à Natureza (KABBALAH; para a Kabbalah o ETERNO não é somente o Criador mas é também a Criação. Ou seja, a Criação não é dissociada do Criador, mas parte d’Ele. A existência de Deus não seria, portanto, distinta do espaço e do tempo; o espaço e o tempo estariam contidos no próprio Deus-Infinito).
Eliezer Abensur
As cartas dele a Simon De Vries contém uma tremenda baitolice.
As cartas dele a Simon De Vries contém uma tremenda baitolice.
Magalhães Luís
Os da Kabbalah não são neo panteístas?
Os da Kabbalah não são neo panteístas?
Eliezer Abensur
Kabalá nada tem a ver com a filosofia.
Kabalá nada tem a ver com a filosofia.
Benjamim Medina
nao,
nao,
Magalhães Luís
Para a Kabbalah o ETERNO não é somente o Criador mas é também a Criação. Ou seja, a Criação não é dissociada do Criador, mas parte d’Ele. A existência de Deus não seria, portanto, distinta do espaço e do tempo; o espaço e o tempo estariam contidos no próprio Deus-Infinito). D'us faz parte da Natureza e não pode estar fora dela.
Para a Kabbalah o ETERNO não é somente o Criador mas é também a Criação. Ou seja, a Criação não é dissociada do Criador, mas parte d’Ele. A existência de Deus não seria, portanto, distinta do espaço e do tempo; o espaço e o tempo estariam contidos no próprio Deus-Infinito).
Benjamim Medina
magalhaes ,por defender tanto o baruch, vc deve ser gay ,tambem?
magalhaes ,por defender tanto o baruch, vc deve ser gay ,tambem?
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkkkkkk k
kkkkkkkkkkkkkkk
Benjamim Medina
è, ou nao è?confesse,
è, ou nao è?confesse,
Magalhães Luís
Sou heterossexual. Estou só a entender.
Sou heterossexual. Estou só a entender.
Benjamim Medina
saia do armario,
saia do armario,
Gosto há 1 hora
Benjamim Medina
kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
Magalhães Luís
Numa atitude académica, Benjamim Medina.
Numa atitude académica, Benjamim Medina.
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Magalhães Luís
Vamos ao tema:
Vamos ao tema:
Magalhães Luís
Segundo a cabala, ou mesmo a religião judaica, o Deus-Infinito não pode ser compreendido pela nossa mente física limitada.
Claro que, apesar disso, os cabalistas não deixam de estudar esses ensinamentos, porque os consideram fundamentais para prosseguir no caminho da evolução espiritual. Um dos estudos mais importantes é justamente o que diz respeito à natureza da divindade. Para começar, os cabalistas preferem o termo Deus-Infinito - uma tradução para ??? ??? (lê-se da direita para a esquerda), ou Ein Sof, aquele que veio antes de tudo, que precede a Criação. Veja o que diz o Zohar sobre o Ein Sof: "Antes de dar qualquer formato ao mundo, antes de produzir qualquer forma, Ele estava só, sem forma e sem semelhança com qualquer outra coisa. Quem então pode compreender como Ele era antes da Criação? Por isso é proibido emprestar-Lhe qualquer forma ou similitude, ou mesmo chamá-Lo pelo Seu nome sagrado, ou indicá-Lo por uma simples letra ou um único ponto... Mas, depois que Ele criou a forma do Homem Celestial, Ele a usou como um veículo por onde descer, e Ele deseja ser chamado por Sua forma, que é o nome sagrado ‘YHWH’".
Segundo a cabala, ou mesmo a religião judaica, o Deus-Infinito não pode ser compreendido pela nossa mente física limitada.
Claro que, apesar disso, os cabalistas não deixam de estudar esses ensinamentos, porque os consideram fundamentais para prosseguir no caminho da evolução espiritual. Um dos estudos mais importantes é justamente o que diz respeito à natureza da divindade. Para começar, os cabalistas preferem o termo Deus-Infinito - uma tradução para ??? ??? (lê-se da direita para a esquerda), ou Ein Sof, aquele que veio antes de tudo, que precede a Criação. Veja o que diz o Zohar sobre o Ein Sof: "Antes de dar qualquer formato ao mundo, antes de produzir qualquer forma, Ele estava só, sem forma e sem semelhança com qualquer outra coisa. Quem então pode compreender como Ele era antes da Criação? Por isso é proibido emprestar-Lhe qualquer forma ou similitude, ou mesmo chamá-Lo pelo Seu nome sagrado, ou indicá-Lo por uma simples letra ou um único ponto... Mas, depois que Ele criou a forma do Homem Celestial, Ele a usou como um veículo por onde descer, e Ele deseja ser chamado por Sua forma, que é o nome sagrado ‘YHWH’".
Benjamim Medina
bem, o espinoza, por seus escritos filosoficos e, por nao estar de acordo, com a realidade da palavra de DEUS A TORAH , FOI EXCLUIDO-EXCOMU NGADO-
bem, o espinoza, por seus escritos filosoficos e, por nao estar de acordo, com a realidade da palavra de DEUS A TORAH , FOI EXCLUIDO-EXCOMU
Magalhães Luís
Pode parecer estranho não poder dar um nome a Deus, tornando-o de certa maneira inacessível para os homens. Afinal, se é assim, como pode existir uma experiência mística que permite esse acesso? Bem, a cabala explica que o contato com Deus é realizado indiretamente, por meio de um de seus desdobramentos. "Para tornar-se ativo e criativo, Deus criou as 10 sefirot ou emanações. As sefirot formam a Árvore da Vida, que representa os aspectos de Deus existentes dentro de nós", explica o rabino Alanati. Ou seja, uma maneira de ter o contato místico com Deus é através de uma das 10 sefirot, as mesmas representadas no famoso diagrama. Alanati explica que as 7 esferas mais baixas estão diretamente relacionadas com os 7 dias da Criação descritos no livro do Gênese.
Pode parecer estranho não poder dar um nome a Deus, tornando-o de certa maneira inacessível para os homens. Afinal, se é assim, como pode existir uma experiência mística que permite esse acesso? Bem, a cabala explica que o contato com Deus é realizado indiretamente, por meio de um de seus desdobramentos.
Benjamim Medina
EHEHE, VC MESMO POE QUE GOTS, KKKKK
EHEHE, VC MESMO POE QUE GOTS, KKKKK
Magalhães Luís
Mas como teria se dado exatamente a Criação? A cabala tem um livro dedicado a esse tema: o já citado Sefer Yitizirah. O texto ensina que a primeira emanação do Ein Sof foi ruach (espírito/ ar), que em seguida gerou fogo, responsável por formar água. A existência real dessas substâncias potenciais foi comandada por Deus, que as utilizou como matérias-primas de toda a Criação. Por exemplo, a água deu origem à terra, o fogo originou o céu e o ar ocupou o espaço entre eles para formar nosso planeta. Ainda segundo o Sefer, o Cosmos é dividido em 3 partes (cada uma delas contendo uma combinação dos 3 elementos primordiais): o mundo (ou, com alguma abstração, o espaço), o ano (tempo) e o homem.
A cabala divide o Universo em 4 planos de existência, divididos hierarquicament e a partir da emanação do Ein Sof até nós. Nessa ordem, teríamos então: o Atziluth (Mundo da Emanação ou das Causas), que recebe a luz diretamente do Ein Sof; o Beri’ah (Mundo da Criação), onde não há matéria e onde moram os anjos de mais alta hierarquia; o Yitizirah (Mundo da Formação), onde a Criação assume forma material; e o Assiah (Mundo da Ação), onde se completa a Criação e se localiza todo o Universo físico e suas criaturas. No sistema luriânico, um quinto mundo é mencionado, acima do primeiro, e que serviria de mediação entre o Ein Sof e o Mundo da Emanação.
Mas como teria se dado exatamente a Criação? A cabala tem um livro dedicado a esse tema: o já citado Sefer Yitizirah. O texto ensina que a primeira emanação do Ein Sof foi ruach (espírito/
A cabala divide o Universo em 4 planos de existência, divididos hierarquicament
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Benjamim Medina
GOSTA
GOSTA
Benjamim Medina
È QUE EM ESPNHOL, , E ASSIM, QUANDO ALGUME GOSTA DA FRESE ,POE ME GUSTA ,EM PORTUGUES DEVE SER GOSTA?
È QUE EM ESPNHOL, , E ASSIM, QUANDO ALGUME GOSTA DA FRESE ,POE ME GUSTA ,EM PORTUGUES DEVE SER GOSTA?
Magalhães Luís
Sim.
Sim.
Benjamim Medina
DEUS o unico criador, è separado da criaçao, do homem, dos vegetais dos animais e de tudo que ha
DEUS o unico criador, è separado da criaçao, do homem, dos vegetais dos animais e de tudo que ha
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Mas em Portugal também diz-se: "gusta".
Mas em Portugal também diz-se: "gusta".
Benjamim Medina
por ser imortal, e inviusivel a nossos olhos, nao depende da criaçao, para viver, pois vive por si mesmo,
por ser imortal, e inviusivel a nossos olhos, nao depende da criaçao, para viver, pois vive por si mesmo,
Gosto há 1 hora
Benjamim Medina
nao,, sei,
nao,, sei,
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Temos dois idiomas oficiais.
Temos dois idiomas oficiais.
Benjamim Medina
eu acho que è gosta,como em galicia
eu acho que è gosta,como em galicia
Magalhães Luís
O português e o mirandés.
O português e o mirandés.
Benjamim Medina
mirandes?
mirandes?
Benjamim Medina
nao mconheço
nao mconheço
Magalhães Luís
Vou traduzir isto: "DEUS o único criador, é separado da criação, do homem, dos vegetais dos animais"
Vou traduzir isto: "DEUS o único criador, é separado da criação, do homem, dos vegetais dos animais"
Magalhães Luís
"DEUS l único criador, ye apartado de la criaçon, de l'home, de ls begetales de ls animales"
"DEUS l único criador, ye apartado de la criaçon, de l'home, de ls begetales de ls animales"
Magalhães Luís
A língua mirandesa, ou mirandês, é um idioma pertencente ao grupo asturo-leonês, com estatuto de segunda língua oficial em Portugal.
A língua mirandesa, ou mirandês, é um idioma pertencente ao grupo asturo-leonês, com estatuto de segunda língua oficial em Portugal.
Benjamim Medina
aprece mais catalan,
aprece mais catalan,
Benjamim Medina
assim, nao me lembrava
assim, nao me lembrava
Magalhães Luís
O mirandês tem três sub-dialetos (central ou normal, setentrional ou raiano, meridional ou sendinês); os seus falantes são em maior parte bilingues ou trilingues, pois falam o mirandês e o português, e por vezes o castelhano.
O mirandês tem três sub-dialetos (central ou normal, setentrional ou raiano, meridional ou sendinês); os seus falantes são em maior parte bilingues ou trilingues, pois falam o mirandês e o português, e por vezes o castelhano.
Benjamim Medina
basta a quantidade de idiomas que tem aqui na espanha,
basta a quantidade de idiomas que tem aqui na espanha,
Magalhães Luís
O catalão tem português.
O catalão tem português.
Benjamim Medina
algumas palavras,
algumas palavras,
Benjamim Medina
tem o valenciano, o asturiano, o galego, o judeo espanhol(ladino )-o vasco,
tem o valenciano, o asturiano, o galego, o judeo espanhol(ladino
Benjamim Medina
que sao oficiais
que sao oficiais
Magalhães Luís
Judeo espanhol (ladino) - tem tradutor?
Judeo espanhol (ladino) - tem tradutor?
Benjamim Medina
sim, e tem algo na wikipedia,
sim, e tem algo na wikipedia,
Benjamim Medina
vou ver
vou ver
Benjamim Medina
como aqui no castellano , que è diferente do castellano da amaerica latina,
como aqui no castellano , que è diferente do castellano da amaerica latina,
Benjamim Medina
america-
america-
Benjamim Medina
ehehe, vc mesmo, poe que gosta de suas frases, kkkkikkkkkk
ehehe, vc mesmo, poe que gosta de suas frases, kkkkikkkkkk
Benjamim Medina
bem, aqui tem muitas palavras incorporadas no idioma, como chaval-
bem, aqui tem muitas palavras incorporadas no idioma, como chaval-
Magalhães Luís
É PARA DIZER QUE APROVO.
É PARA DIZER QUE APROVO.
Benjamim Medina
sim, claro,
sim, claro,
Magalhães Luís
QUE SÃO DE BOAS FONTES.
QUE SÃO DE BOAS FONTES.
Benjamim Medina
-payo
-payo
Magalhães Luís
@PostureoMadrid
"En Fuenla decimos Pesi".
@PostureoMadrid
"En Fuenla decimos Pesi".
Magalhães Luís
En el sitio web puesto en marcha [já não funciona] por Pepsico (www. lo digascomolodiga s.com) aparece el manifiesto "Dilo como quieras" con la sigiente leyenda: “El Niño Torres lo ha dicho alto y claro, en Fuenlabrada se dice Pesi (…) resulta que Pepsi se dice
Pesi en medio país. La gente nos ha rebautizado. ¿Quienes somos nosotros para decir lo contrario? Súmate a este manifiesto y rebélate contra la Academia de la Lengua…
A patir de ahí se crea la llamada Operación Fuenla – la cual se extenderá,según se anuncia a otras poblaciones de España- para buscar las palabras que marcan la personalidad de las ciudades y de las gentes. El comando encontró en Fuenlabrada (Madrid) términos como pairo, fuenlitástico, escampada, pesetas, echar fichas, alfalfa, truño, pokero, echar sopa, etc. Y colgó los videos de la misión.
La Real Pesipedia Española
Desde otro apartado de la web se hace un llamamiento a los intermautas: “Defiende tu forma de hablar en La Real Pesipedia Española”. Se trata de una sección interactiva donde enviar palabras propias de los internautas que no figuran en el RAE. Los navegantes pueden además subir videos, fotos o simples posts.
Tambien comentan lo que dicen los demás y votan. Todos los que participen optan a premios, como mini ordenadores y móviles, entre otros, si bien sólo los académicos pueden aspirar al gran premio: Viajar con tres amigos haciendo el I Road Trip por cinco ciudades de España.
En la web puede verse igualmente el making off del anuncio televisivo y del spot, el cual es un anuncio dentro de un anuncio.
Un precedente argentino
No se trata un cambio de marca, sino un juego de comunicación realmente original, con su correlato interactivo en Interrnet (web, Facebook), lo que actualmente es habitual en la mayoría de las acciones publicitarias multimedia.
Aunque no es España el primer país de habla hispana donde el cambio fónico está extendido.
La idea base de la campaña, al menos en televisión, procede de Argentina, donde Pepsi ha emitido un spot, en el que Pepsi sonaba Pecsi, de acuerdo con la fonética popular de aquel país.
En el sitio web puesto en marcha [já não funciona] por Pepsico (www. lo digascomolodiga
Pesi en medio país. La gente nos ha rebautizado. ¿Quienes somos nosotros para decir lo contrario? Súmate a este manifiesto y rebélate contra la Academia de la Lengua…
A patir de ahí se crea la llamada Operación Fuenla – la cual se extenderá,según
La Real Pesipedia Española
Desde otro apartado de la web se hace un llamamiento a los intermautas: “Defiende tu forma de hablar en La Real Pesipedia Española”. Se trata de una sección interactiva donde enviar palabras propias de los internautas que no figuran en el RAE. Los navegantes pueden además subir videos, fotos o simples posts.
Tambien comentan lo que dicen los demás y votan. Todos los que participen optan a premios, como mini ordenadores y móviles, entre otros, si bien sólo los académicos pueden aspirar al gran premio: Viajar con tres amigos haciendo el I Road Trip por cinco ciudades de España.
En la web puede verse igualmente el making off del anuncio televisivo y del spot, el cual es un anuncio dentro de un anuncio.
Un precedente argentino
No se trata un cambio de marca, sino un juego de comunicación realmente original, con su correlato interactivo en Interrnet (web, Facebook), lo que actualmente es habitual en la mayoría de las acciones publicitarias multimedia.
Aunque no es España el primer país de habla hispana donde el cambio fónico está extendido.
La idea base de la campaña, al menos en televisión, procede de Argentina, donde Pepsi ha emitido un spot, en el que Pepsi sonaba Pecsi, de acuerdo con la fonética popular de aquel país.
Magalhães Luís
Também dizes, Benjamim Medina, "Pesi"?
Também dizes, Benjamim Medina, "Pesi"?
Benjamim Medina
sim, aqui nao se pronuncia o p,
sim, aqui nao se pronuncia o p,
Benjamim Medina
e na traduçao ao ingles, aqui, se fala como escreve
e na traduçao ao ingles, aqui, se fala como escreve
Benjamim Medina
como macgiver, ai se fala maygaiver
como macgiver, ai se fala maygaiver
Benjamim Medina
e aqui como se escreve
e aqui como se escreve
Benjamim Medina
eu moro perto desta cidade fuenlabrada
eu moro perto desta cidade fuenlabrada
Benjamim Medina
sim,
sim,
Magalhães Luís
Fuenlabrada é um município da Espanha na província de Madrid, comunidade autónoma da Madrid. Situa-se a 20 km de Madrid a sul.
Fuenlabrada é um município da Espanha na província de Madrid, comunidade autónoma da Madrid. Situa-se a 20 km de Madrid a sul.
Benjamim Medina
sim, eu to en alcorcon, è uma cidade vizinha
sim, eu to en alcorcon, è uma cidade vizinha
Magalhães Luís
Vou ver laSexta - La Sexta columna: Sí se puede
Vou ver laSexta - La Sexta columna: Sí se puede
Benjamim Medina
e, vc esta aonde agora?
e, vc esta aonde agora?
Magalhães Luís
Em Braga, norte de Portugal.
Em Braga, norte de Portugal.
Benjamim Medina
ata pensei estar no brasil,
ata pensei estar no brasil,
Magalhães Luís
Próximo de Vigo.
Próximo de Vigo.
Benjamim Medina
sim, ja fui varias vezes em portugal,
sim, ja fui varias vezes em portugal,
Gosto há 1 hora
Benjamim Medina
eu vejo sempre o intermedio, mas estou agora vendo os simpsons na antena 3
eu vejo sempre o intermedio, mas estou agora vendo os simpsons na antena 3
Magalhães Luís
Não sou de origem galaico-portugu esa.
Não sou de origem galaico-portugu
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Benjamim Medina
e, qual è sua origem,
e, qual è sua origem,
Magalhães Luís
Sei que existem marranos na minha família paterna.
Sei que existem marranos na minha família paterna.
Magalhães Luís
Agora dá Increíbles.
Agora dá Increíbles.
Benjamim Medina
sim, segundo certos estudos metade da populaçao lusa, tem descendencia anussita
sim, segundo certos estudos metade da populaçao lusa, tem descendencia anussita
Magalhães Luís
Estou em cima do acontecimento, mas não faz de mim gay.
Estou em cima do acontecimento, mas não faz de mim gay.
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Benjamim Medina
kkkkkk
kkkkkk
Magalhães Luís
Abraço!
Abraço!
Benjamim Medina
voce nasceu aonde?
voce nasceu aonde?
Magalhães Luís
O Porto.
O Porto.
Magalhães Luís
Terra da Grande Sinagoga do Porto.
Terra da Grande Sinagoga do Porto.
Magalhães Luís
A maior da Península Ibérica.
A maior da Península Ibérica.
Magalhães Luís
Conheces Gustavo Tambascio?
Conheces Gustavo Tambascio?
Magalhães Luís
É meu amigo e judeu.
É meu amigo e judeu.
Magalhães Luís
Faz-te amigo dele, Benjamim Medina.
Faz-te amigo dele, Benjamim Medina.
Benjamim Medina
nao, nem de perto nem de tonge, nem ao vivo nem a cores, somente pela sua citaçao,
nao, nem de perto nem de tonge, nem ao vivo nem a cores, somente pela sua citaçao,
Magalhães Luís
hispano-luso-ar gentino
hispano-luso-ar
Benjamim Medina
ele è artsita
ele è artsita
Magalhães Luís
diretor cênico
diretor cênico
Magalhães Luís
E é de esquerda.
E é de esquerda.
Benjamim Medina
eu sou brasileiro-hisp ano-luso gitano judio-tapuis e devedor das casas bahia
eu sou brasileiro-hisp
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Benjamim Medina
e, agora do banco la caixa
e, agora do banco la caixa
Magalhães Luís
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
Magalhães Luís
Abraços!
Abraços!
Benjamim Medina
somente shalom,nao damos abraços, è perigoso, kkkkkkkkkkkkkk
somente shalom,nao damos abraços, è perigoso, kkkkkkkkkkkkkk
Benjamim Medina
pè broma,
pè broma,
Gosto há 50 minutos
Benjamim Medina
è broma,
è broma,
Benjamim Medina
chiste
chiste
Magalhães Luís
Nem ósculo como o Mourinho?!
Nem ósculo como o Mourinho?!
Benjamim Medina
vou ver e escutar a entrevista
vou ver e escutar a entrevista
Benjamim Medina
nada
nada
Benjamim Medina
to fora,
to fora,
Magalhães Luís
Shalom!
Shalom!
Benjamim Medina
shalom,
shalom,