Isaías 11 é frequentemente utilizado por aqueles que querem desqualificar a Messianidade de Jesus Cristo. Eles entendem que, de acordo com este capítulo, o Messias deve vir e estabelecer uma era de paz mundial, a qual seria caracterizada também por uma bonança sem limites, onde a morte, a dor e todo o sofrimento deixariam de existir. Este é o Olam Habá ou mundo vindouro.
Isaías 11 diz o seguinte:
Isaías 11:1-9 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Todavia, será que Isaías diz essas palavras num vácuo? Não é Isaías 10, o capítulo anterior, a introdução do capítulo 11? E qual é o tema do capítulo 10?
Isaías 10:5-6 - Ai da ASSÍRIA, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. Envia-la-ei contra uma nação hipócrita [Israel], e contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas.
Vemos então que o contexto aqui é o cativeiro assírio. O Senhor enviaria a Assíria contra Israel, todavia, mais tarde, livraria Israel das mãos da assíria.
Isaías 10:12 Por isso acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigarei o fruto da arrogante grandeza do coração do rei da Assíria e a pompa da altivez dos seus olhos. (ACF)
E quando o Senhor acabaria sua obra?
Isaías 10:24-25 Por isso assim diz o Senhor DEUS dos Exércitos: Povo meu, que habitas em Sião, não temas à Assíria, quando te ferir com a vara, e contra ti levantar o seu bordão à maneira dos egípcios. Porque DAQUI A BEM POUCO se cumprirá a minha indignação e a minha ira, para a consumir. (ACF)
Isso aconteceria logo, e seria “naquele dia” que Deus livraria a Israel.
Isaías 10:27 E acontecerá, naquele dia, que a sua carga [Israel] será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção. (ACF)
E aconteceria “naquele dia” também:
Isaías 11:10-16 - E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso. E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a por a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim. Antes voarão sobre os ombros dos FILISTEUS ao ocidente; juntos despojarão aos do oriente; em EDOM e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão. E o SENHOR destruirá totalmente a língua do mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes e fará que por ele passem com sapatos secos. E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito.
O texto fala que o renovo de Isaías 11:1-9 resgataria o remanescente deixado da Assíria. Existe remanescente de Israel na Assíria hoje? O texto fala dos filisteus. Eles ainda existem? O texto também fala de Edom. Edom não foi exterminada há mais de dois milênios?
Visto que todas essas coisas não existem mais, o contexto de Isaías 11 demanda um cumprimento no passado, este renovo já deve ter vindo e ter cumprido todas essas coisas.
Portanto, só nos resta acreditar que essa linguagem é simbólica e não deve ser considerada literalmente, ou o profeta cometeu um erro. A questão é, porque devemos esperar um cumprimento literal de outras passagens que usam a mesma linguagem? Isso é coerente?
No mais, parece que este tão esperando paraíso rabínico, adotado também pelo cristianismo, está muito longe de ser uma realidade nas escrituras. Quando foi que Moisés prometeu tal coisa? Pelo contrário, quando falou dos últimos dias, Moisés falou de destruição para Israel (Dt. 28-32).
Retornando para Isaías, podemos vê-lo falando sobre o segundo mundo, sinônimo de novos céus e nova terra.
Isaías 65:17-23 Porque, eis que eu crio NOVOS CÉUS E NOVA TERRA; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino MORRERÁ de cem anos; porém o PECADOR de cem anos será AMALDIÇOADO. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus descendentes estarão com eles. (ACF)
Perceba que o profeta inclui morte, pecado, pecadores, maldição. Tudo isso após a criação do novo mundo.
Zacarias 14 igualmente fala de um tempo após a aparição do Messias, e o último cerco contra Jerusalém.
Zacarias 14:16-19 E acontecerá que, todos os que restarem de todas as NAÇÕES que vieram contra Jerusalém, subirão DE ANO EM ANO para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva. E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a PRAGA com que o SENHOR FERIRÁ os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Este será o CASTIGO do PECADO dos egípcios e o CASTIGO do PECADO de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. (ACF)
Aqui outra vez vemos a existência de pecado, castigo, praga, e um Deus ferindo os povos. A frase de “Ano em Ano” denota uma continuidade. Assim parece óbvio que o mal existe para sempre. Portanto, a questão é, se no novo mundo existe mal, pecado e pecadores. Por que é impossível haver guerras? Porventura Deus se tornará um ditador e cessará o livre-arbítrio, ou o dom de escolha que ele tem concedido aos homens, mesmo os pecadores, até hoje?
Curiosamente, ao contrário destes rabinos, ditos sábios, e também de muitos cristãos; Jesus Cristo jamais negou que o pecado continuaria existindo no mundo vindouro.
Considere:
Mateus 12:32 - Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. (ARA)
A lógica aqui é simples. Se o pecado contra o Espírito Santo não será perdoado no mundo vindouro, segue que os outros pecados serão perdoados. Portanto, existe pecado no mundo vindouro.
Apocalipse do mesmo modo fala da continuidade da doença após a criação dos novos céus e nova terra.
Apocalipse 22:2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de MÊS EM MÊS; e as folhas da árvore são para a SAÚDE DAS NAÇÕES. (ACF)
Assim, a doutrina dos judeus e dos cristãos da vinda de um mundo perfeitinho parece não está de acordo com as escrituras. Pelo contrário, ao que tudo indica, não há nenhuma mudança no mundo físico, e a seguinte passagem continua e sempre continuará válida.
Eclesiastes 3:1-8 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. (ARA)